sábado, 16 de julho de 2011

MEU PLANO DE AULA PARA 7ª SERIE



























REG-118-A PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM ARTES VISUAIS
PROFESSORA FORMADORA: ANDREA HOFSTAETTER
TUTORA A DISTÂNCIA: LÚCIA MORAES
TUTORA A DISTÂNCIA: PATRICIA VIANNA BOHRER
ACADÊMICA: CRISTINA JOSIANE MACHADO

PLANO DE AULA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: E. Ensino Fundamental no Bairro Boa Saúde
DOCENTE: Cristina Josiane Machado
PROFESSORA REGENTE: Alessandra Haack
TURMA: 71 7ª série
NUMERO DE ALUNOS: 37

TEMA:

IDENTIDADE

JUSTIFICATIVA
Tendo em vista o conflito de identidade no qual os jovens vivem dentro das idades entre 13 e 14 anos, na busca da aceitação dentro de um grupo irei embasar este trabalho na Pop Arte. Os jovens experimentam diversas identidades, pois estão em busca de um “ideal estereotipado”, pois ao contrário do artista Andy Warhol, que trabalhou os ícones tal qual eram, os jovem buscam um aquém a se projetar.

OBJETIVOS:
• Explorar a própria identidade do aluno a partir de sua fotografia;
• Apresentar e contextualizar trabalho de Andy Warhol (Arte Pop), com a sua imagem;
• Observação e leitura das imagens de Andy Warhol no contexto de ícones da cultura pop deste período;
• Construir novas imagens por meio dos recursos materiais como: lápis de cor, canetinha, giz de cera, papel Kraft, cola, imagens em xérox (cópias)
• Montagem de um painel com os trabalhos formando um único elemento Pop.

• DESENVOLVIMENTO


1ª AULA (PERÍODO DE 50 MINUTOS)
- Pedir que coloquem sobre a mesa fotos originais suas, já solicitadas anteriormente, já que foram previamente reproduzidas em xérox em tamanho maior pela professora;
- Promover um debate o qual se pautará a partir de uma fala de Freud
“... Identificação simbólica se faz por três vias: identificação histérica, ao pai ou por um traço.”


# Como você se vê normalmente?
# Como é a relação familiar no sentido de fala e escuta de ambos os lados?
# Você é preocupado com a opinião dos outros em relação a sua pessoa?
# Como você manifesta seu pensar em diferentes esferas sociais?
# Você participa de redes sociais, quais?
# Qual foi à figura que você se espalhava na infância? E hoje, ainda este vínculo ideal permanece?
# O que leva um jovem a esta mudança de identificação?
Depois das falas instigarem o pensar sobre a necessidade da busca dessa nova identidade.
Apresentar o artista Andy Warhol e suas obras.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Andy_Warhol


2 aula (dois períodos)

Retomar as imagens e a vida de Andy Warhol, no laboratório de informática.
Levá-los a relacionar e compreender através da fala da aula passada, e a biografia do artista Andy Warhol no laboratório. Explorar a intenção contextual dos ícones que aparecem nas obras do artista.

3 aula (dois períodos)
Trazer as imagens das suas fotografias, ampliadas e reproduzidas em xérox.
Oferecer vários tipos de materiais como canetinhas, lápis de cor, papel Kraft, crepom... E pedir que interfiram em sua própria fotografia.
Apresentação para a turma de seus trabalhos, pontuando a justificativa a cerca de sua produção.
Montagem de um painel com os trabalhos, para expor na escola aberto a visitação posteriormente, onde os alunos-artistas serão os mediadores.

Avaliação

Durante todo trabalho foi levado em consideração:

# o envolvimento do aluno no debate;
# o comprometimento na busca de informações sobre os ícones das obras;
# o posicionamento frente ao seu trabalho;
# a postura pós estudo da Arte Pop durante a auto avaliação da proposta.

Referências

http://www.minhavida.com.br/conteudo/2089-A-formacao-de-grupos-na-adolescencia.htm

http://www.psicologia.org.br/internacional/pscl36.htm

http://www.webartigos.com/articles/42411/1/Formacao-de-Grupos-na-Adolescencia/pagina1.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Andy_Warhol


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=obras%20de%20andy%20wahrol&gs_sm=e&gs_upl=1985l11235l0l11875l20l18l0l6l6l0l641l2767l3-1.0.4l5&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&biw=1024&bih=482&wrapid=tlif131064804051511&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa

RELATO:

A experiência em sala foi algo inusitado, uma vez que estava entrando em uma turma diferente, grande e com grandes expectativas quanto ao trabalho que iria realizar. Foi uma situação que confesso inicialmente, me assustou. As pernas ficaram bambas, e minha voz tremula. Ministrar aulas a um público que estava me conhecendo naquele momento, soava como uma responsabilidade a mais. Pois não queria decepcionar os jovens, nem a professora e a mim mesma.
No momento que a professora titular me apresentou a turma, comecei a suar frio e entendi que naquele momento iria ter a possibilidade de por em prática todo o conhecimento até então agregado.
Engraçado que ao iniciar a fala com os alunos, comecei a relaxar e me senti muito a vontade em desenvolver a aula. Tanto que por insegurança, havia pedido inicialmente que a professora titular ficasse em sala, que se por ventura precisasse de uma intervenção sobre qualquer gafe que pudesse cometer, ela me socorreria.
No entanto a aula transcorreu muito tranquila.
Durante o debate, os alunos mostraram-se participativos e bem à vontade, trazendo questões bastante pertinentes, que acabavam lincando a outros questionamentos.
No laboratório, ao sentarem em duplas por conta do número de computadores, pensei que a pesquisa seria um fracasso. No entanto, trocaram idéias e buscaram sites relacionados a um ícone. Sem que previamente eu determinasse isso.
Durante a realização das interferências, estranharam trabalhar sobre sua própria imagem, mas consideraram a possibilidade de mudança em seu próprio, pois puderam alterar a cor e formato de seus cabelos, cor da pele, maquiagem e outros detalhes. Tudo o que não poderiam fazer na realidade, puderam fazer no seu trabalho.
Ainda sobre as interferências ficou bem pontual a dependência da opinião do outro, na elaboração da composição de sua fotografia.
Quando expuseram a turma fizeram referencia a suas pesquisas sobre a Pop Arte, trazendo o entendimento que se eles tiveram sobre Andy Warhol a cerca dos ícones da época. Também falavam sobre a vida de cada personalidade.
Ficaram bem empolgados, com a idéia de expor na escola seus trabalhos e serem os mediadores.
Adorei a experiência e aguardo ansiosa a próxima.

TRABALHOS COM AS INTERFERENCIAS



Coloquei só alguns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário